É importante fazer checkup no começo do ano.
Compartilhe

Check-up no começo do ano prevê sua saúde em 2023

É importante fazer checkup no começo do ano.

Aproveite essa época para fazer check-up no começo do ano e descobrir como estará sua saúde em 2023.

Esse tipo de consulta certamente vai trazer várias revelações sobre o que pode acontecer durante o ano.

Você precisa confiar no seu médico, porque ele sabe ler muito bem o resultados dos seus exames.

Saiba por que é importante fazer check-up e o que essa iniciativa é capaz de evitar até o fim do ano.

Atitude preventiva é a melhor decisão para o Ano Novo

Check-up no começo do ano é uma importante decisão que ajuda qualquer pessoa a continuar bem até o fim de dezembro. Você pode detectar problemas de saúde que nem percebia no dia a dia. Dessa forma, ao obter o diagnóstico precoce, o tratamento começa rápido e por isso aumentam muito as chances de cura.

Provavelmente, você já deve ter feito sua lista de objetivos para 2023 e cuidar melhor da saúde é uma das prioridades. Ter alimentação mais saudável e começar a fazer exercícios são iniciativas que certamente levam a tal conquista, mesmo assim, é preciso um pouco de foco. Nesse sentido, dá para ir além do básico.

A primeira atitude deve ser providenciar um check-up porque assim você fica sabendo qual parte do corpo precisa de atenção. Para quem está fugindo da balança, perder alguns quilos sempre é positivo. Mas por que exatamente você quer emagrecer? Excesso de peso prejudica a saúde e algum dos problemas abaixo podem estar se desenvolvendo, sem apresentar sintomas:

– Hipertensão
– Diabetes
– Depressão
– Problemas cardiovasculares.

 

Essas doenças aparecem de mansinho, sem fazer alarde, e quando o paciente começa a sentir os reflexos no organismo, elas estão em estágio avançado. Existem outros males que dão sinais, porém, é normal (infelizmente) se acostumar com o desconforto. Veja os indícios de que há algo errado com o seu corpo:

– Obesidade
– Refluxo
– Cansaço
– Apneia do sono.

 

Você viu que existem vários motivos para fazer check-up no começo do ano. Isso não tem nada a ver com ser pessimista ou mania de procurar doenças, ao contrário, trata-se de atitude preventiva que evita sofrimento. Se mudar a dieta e começar a praticar exercícios já traz benefícios, é ainda melhor fazer exames com o objetivo de descobrir qual parte do corpo precisa de mais cuidado.

Check-up no começo do ano também pode ser personalizado

A relação de exames do check-up também pode ser definida segundo as características de cada paciente: homem, mulher, criança, adulto ou idoso. Tais perfis possuem necessidades diferentes e cuidados específicos no cotidiano. É normal fazer testes para checar a quantidade de ferro em crianças de até sete anos, mas nunca se verifica se elas têm osteoporose.

Veja a lista completa do check-up masculino. Os homens precisam se cuidar com mais frequência, pois todo mundo reconhece que eles não gostam de ir ao médico. Essa dificuldade está associada a fatores tanto culturais, quanto psicológicos, mas precisa ser superada para conservar a qualidade de vida. Hoje em dia, não tem espaço para fugas, nem desculpas.

De forma geral, mais um aspecto para ficar atento é o histórico familiar. Há doenças hereditárias que podem se desenvolver ao longo da vida e casos de parentes que morreram por causa do câncer ou de doenças cardíacas. Certamente existem várias enfermidades com menor número de casos registrados, mesmo assim, a pessoa deve investigar se possui algum desses males.

Outro risco bastante comum é o de ter a saúde diminuindo aos poucos, como a areia de uma ampulheta, sem se dar conta disso. Como inicialmente não existem sintomas, as pessoas continuam com os maus hábitos e acreditam que nada vai mudar. Fumar em qualquer quantidade e tomar muita bebida alcoólica são práticas que levam à contínua deterioração de qualquer organismo.

O tabagismo queima a vida e encurta o prazo para que o corpo um dia vire cinzas. Câncer, doenças cardíacas e enfisema pulmonar são os meios de transporte mais rápidos para o destino final de todo ser humano. O check-up serve para descobrir não só que a pessoa está a bordo, mas principalmente para mostrar que ela precisa descer ou, no mínimo, reduzir a velocidade do veículo.

Mulher fica menos doente porque vai mais vezes ao médico

O check-up no começo do ano feito pelas mulheres tem o principal objetivo de saber como está o sistema reprodutivo. Isso porque é nessa parte do corpo que surgem as principais doenças femininas e certamente o controle deve ser feito periodicamente. Anote quais são os principais exames referente a essa região:

– Papanicolau
– Mamografia
– Ultrassom transvaginal.

 

Além dos exames feitos no consultório e os de imagem, existem os de sangue, que também apontam alterações no organismo. Testes específicos detectam inclusive a presença de câncer tanto nas mulheres quanto nos homens. Veja no link quais são os principais marcadores tumorais e converse com seu médico.

O Cedlab Laboratório realiza todos esses exames. Agende um horário e tenha certeza de que você pode contar com um ambiente totalmente seguro e confortável para seu atendimento. Normalmente, são as mulheres que agendam mais consultas e tal iniciativa faz com que tenham a própria saúde sob controle.

Aí está uma das explicações para elas terem a expectativa de vida maior do que a dos homens. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas em novembro de 2022, a expectativa de vida do brasileiro em 2021, comparada ao ano anterior, subiu de 76,8 anos para 77 anos.

O IBGE ainda revela que a expectativa de vida dos homens é de 73,6 anos, enquanto a das mulheres é de 80,5 anos. O Instituto informa que não incluiu nesse cálculo o número de mortes ocorridas durante a Covid-19. Apesar disso, é possível ver claramente a diferença da perspectiva entre ambos os sexos.

Está demonstrado pelas estatísticas porque é importante verificar frequentemente como está a saúde. Ao descobrir algo errado no corpo, é mais fácil reverter a evolução da doença e chegar à cura. Talvez por causa do instinto feminino, as mulheres fazem isso naturalmente.

Check-up no começo do ano certamente inclui as crianças

Os cuidados com a saúde ainda devem ser tomados em relação às crianças, afinal, a vida delas não é só brincadeira. Além dos acidentes domésticos ou os ocorridos durante a diversão, imprevistos infelizmente também acontecem.

Antes de ouvir alguma reclamação de dor ou indisposição física, é importante providenciar o check-up no começo de ano. O melhor período para levá-las ao pediatra e ficar tranquila, é exatamente agora, durante as férias escolares.

De acordo com a doutora Alexandra Manfredini, biomédica e diretora do CEDLAB Laboratórios, é comum os pais agendarem consultas para os filhos até eles atingirem dois anos de idade. “Após a fase inicial da infância, se não há doença, a vida entra no automático e a criança só é levada ao pediatra quando se queixa”, explica Alexandra.

Segundo a diretora, o check-up infantil é bastante solicitado e apresenta exames específicos que variam conforme a idade da criança. Os cuidados com os filhos vão muito além do calendário de vacinação e também existe uma rotina a ser cumprida até os 17 anos.

Quanto maior for a atenção em relação às crianças, mais tranquilidade você vai ter no dia a dia. Exames preventivos são igualmente importantes para os filhos.

Mais um tipo de check-up que pode ser feito com frequência é o específico para quem tem diabetes. Além do controle normal da saúde, esse tipo de paciente deve ficar ainda mais atento porque tal doença apresenta complicações que se desenvolvem de forma silenciosa. Portanto, a dica serve para homens e mulheres de qualquer faixa etária e até às crianças. Veja quais são esses exames.

Sendo assim, dê agora mesmo o primeiro passo para cumprir um dos principais itens da sua lista de objetivos para 2023. Faça o check-up no começo do ano e veja quais são as previsões para sua saúde.

Agende agora o seu exame ou tire as suas dúvidas.