Compartilhe

Check-up infantil também deve ser feito todos os anos

As férias escolares chegaram e é uma ótima chance de correr para fazer o check-up infantil da garotada. Esse conjunto de exames oferecido pelo CEDLAB, inclui até a consulta com um pediatra, não perca essa vantagem. Veja quais exames seu filho precisa fazer com regularidade.

Crianças até 7 anos:
1 – Hemograma
2 – Glicemia Jejum
3 – Creatina
4 – Colesterol Total
5 – Triglicérides
6 – Ferro Sérico
7 – Ferritina
8 – Urina tipo 1 – Jato médio
9 – PFF Amostra Única (parasitológico de fezes)
10 – Grupo sanguíneo ABO (tipagem sanguínea)
11 – Fator RH (tipagem sanguínea)

Crianças acima de 7 anos:
1 – Hemograma
2 – Glicemia Jejum
3 – Creatina
4 – Colesterol Total
5 – Triglicérides
6 – Ferro Sérico
7 – Ferritina
8 – TSH ultrassensível
9 – T4 livre
10 – Insulina
11 – Urina tipo 1 – Jato médio
12 – PPF Amostra única (parasitológico de fezes)
13 – Grupo sanguíneo ABO (tipagem sanguínea)
14 – Fator RH (tipagem sanguínea)

Acompanhamento permanente aumenta segurança no dia a dia

Check-up infantil é tão importante quanto de adulto e deve ser feito regularmente. Os pais precisam levar as crianças ao médico de tempos em tempos para ver como está a saúde dos filhos, e não só quando esses estão doentes ou começam a sentir algum sintoma diferente. A atitude não apenas previne várias enfermidades, como também possibilita o diagnóstico precoce.

É comum ver as pessoas mais atentas com a saúde dos filhos quando eles ainda são bem novinhos, ou seja, até aproximadamente dois anos de idade. Após terem certeza de que o desenvolvimento da criança está ocorrendo normalmente, os adultos deixam de lado a rotina de consultas infantis e ficam até contentes de não precisarem mais ir tantas vezes ao pediatra.

De acordo com a doutora Alexandra Manfredini, biomédica e diretora do CEDLAB Laboratórios, tal comportamento é bastante compreensível, afinal, quem não fica tranquilo ao ver os filhos crescendo e aprontando? Inclusive por causa disso, a melhor conduta a ser adotada é manter a visita ao médico para que a saúde da garotada seja conservada também no longo prazo.

Por intermédio de consultas pontuais, os pediatras pedem exames que revelam como está o organismo do pequeno paciente. “Esses testes revelam qualquer alteração precoce e podem indicar a necessidade de alguma ação preventiva”, declara Alexandra. Quando há algo errado, a iniciativa possibilita que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível, levando rapidamente à cura.

Diferente do que muitas pessoas costumam pensar, ir ao médico regularmente não significa que alguém esteja procurando doença. Ao contrário. Desde que não haja exageros, isso quer dizer que o paciente quer permanecer bem e se houver sinal de algo errado, resolver rapidamente o problema de saúde. É como seguir a revisão periódica do carro para fazer manutenção preventiva.

Check-up infantil tem calendário básico para ser seguido

Os cuidados em relação aos filhos saudáveis vão muito além de estar em dia com o calendário de vacinação. Sem dúvida, esse item é importante. Mesmo assim, dá para ir além do básico na hora de pensar nas crianças.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), existe uma programação bem simples que pode ser seguida sem nenhum transtorno no dia a dia. Veja como é fácil ficar de olho nos filhos, sem excesso de preocupação.

  • Do nascimento até 6 meses de idade – consultas mensais
  • De 6 até 18 meses – Consultas a cada 3 meses
  • Dos 2 aos 4 anos – Consultas semestrais
  • Dos 5 aos 17 anos – Consultas anuais.

 

Esse planejamento pode ser seguido por quem não tem histórico de doenças na família, como por exemplo, diabetes, problemas do coração ou hipertensão. Quem possui alguma enfermidade, genética ou não, deve explicar isso ao pediatra e as consultas dos filhos podem se tornar mais frequentes.

Cada fase da vida possui suas próprias características e cuidados. Ninguém está mais preparado do que o médico para orientar como passar por elas da melhor forma possível.

Sendo assim, se faz tempo que você não leva seu filho ao médico, entre hoje mesmo em contato com o CEDLAB, porque nosso check-up infantil inclui a consulta com um pediatra. Isso vai lhe deixar ainda mais tranquila, inclusive para ver seu filho aprontando durante as férias.

Fale com o CEDLAB