Homem está em consulta com o urologista para ver como está a sexualidade masculina.
Compartilhe

Sexualidade masculina exige cuidados conforme a idade

Homem está em consulta com o urologista para ver como está a sexualidade masculina.

A correria do dia a dia não é desculpa para deixar de lado os problemas de saúde relacionados à sexualidade masculina.

Eles podem surgir em qualquer idade, e às vezes, bem antes do que você imagina.

Segundo o doutor Dr. Vitor Gibran Nunes, urologista, desde a adolescência até a terceira idade os homens enfrentam questões associadas aos hormônios.

Saiba quais são os cuidados necessários, bem como os principais exames que os homens devem fazer ao longo da vida.

 

A saúde do homem tem necessidades de cada faixa etária

A sexualidade masculina é importante e os cuidados com a saúde nesse aspecto devem começar cedo. Ao chegar à adolescência, o jovem inicia uma fase de transformações físicas, sociais e emocionais que precisam ser administradas da melhor forma possível.

Conforme ele vai ficando mais velho, surgem novas necessidades e aprendizados em relação à própria saúde sexual. Veja a partir de agora o que é mais importante fazer em cada faixa etária para o homem permanecer saudável e aproveitar bem a vida em vários âmbitos.

 

Adolescência (13-19 anos)

É o período em que as mudanças são mais rápidas e visíveis. O aumento do nível de testosterona no organismo estimula o nascimento de pelos no corpo, a mudança da voz e o crescimento do pênis.

Algumas crianças apresentam tais sinais antes de completarem dez anos de idade e essa antecipação tem o diagnóstico de puberdade precoce. Um pediatra ou endocrinologista pedirá os exames necessários.

No entanto, quando a puberdade aflora na idade certa, também surge o desejo sexual. Daí vem a necessidade de orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e das maneiras de se prevenir.

Se é comum as mães encaminharem (e acompanhá-las) as meninas para tratamento no ginecologista, por que os pais deixam de levar os filhos ao urologista?

Esse especialista pode explicar de forma clara e simples tudo sobre a vida sexual como ela é. Além disso, existem doenças que o adolescente também pode desenvolver. Confira quais são:

 

Balanopostite – Inflamação na glande do pênis (cabeça) ou na pele que a cobre (prepúcio). Caso necessário, o médico recomenda a cirurgia de fimose.

Varicocele – São varizes no saco escrotal. Trata-se da dilatação das veias dessa área e pode afetar até 25% dos adolescentes. Há risco de comprometer a fertilidade.

Tumor no testículo – Ocorre geralmente em pacientes com idade entre 15 e 35 anos. O objetivo do exame, certamente, é obter o diagnóstico precoce.

DSTs – Tipo de exame pedido quando o jovem já iniciou a vida sexual.

 

A sexualidade masculina precisa de atenção mais cedo do que muitas pessoas imaginam.

 

Jovens adultos (20-30 anos)

Nessa fase, geralmente os homens estão no auge da saúde sexual, tornado ainda mais importante a atenção ao uso de preservativos. A camisinha não apenas previne a contaminação por infecções sexualmente transmissíveis, mas também evita a gravidez indesejada.

Devido à ansiedade típica da idade em relação ao desempenho sexual, pode ocorrer disfunção erétil ou ejaculação precoce. O urologista sabe por que esses problemas surgem, e além de conversar com o paciente, realizará um exame clínico, descartando alterações que precisem de tratamento.

Esses problemas sexuais ainda podem ter origem no estado emocional do homem, portanto, um psicólogo ajuda a superar essas condições clínicas.

Nessa faixa etária já é recomendável realizar um check-up anual.

À medida que a idade avança, aumenta a quantidade de exames que o homem deve fazer regularmente. Todos desse grupo fazem parte do checkup, porém, o médico pode solicitar outros mais específicos, sempre de acordo com a queixa do paciente.

 

Adultos (31-45 anos)

Existem algumas mudanças que o homem pode sentir nessa fase da vida. Entre elas, há uma leve redução da libido ou da capacidade erétil, ainda sem se caracterizar como disfunção.

Ambas são normais e estão associadas tanto à queda do nível de testosterona quando à elevação do nível de estresse no dia a dia.
Nessa fase, é fundamental manter não apenas uma alimentação saudável, mas também praticar exercícios regularmente.

Além dos principais exames que verificam a saúde geral, como os de sangue, fezes e urina, a partir dos 40 anos de idade, o médico solicita outros específicos, como por exemplo, de investigação da próstata.

Exames relacionados à sexualidade, citados nas faixas etárias anteriores, podem fazer parte da lista de pedidos do urologista, se o paciente tiver alguma queixa específica.

 

Meia-idade (46-60 anos)

A vida sexual nessa faixa de idade tende a entrar em declínio, pois o homem já pode ter alguns problemas de saúde interferindo nesse aspecto. Diabetes, obesidade e hipertensão são os mais comuns.

Às vezes, o uso de medicamentos para tratar algumas doenças também interferem na função sexual. Quando isso acontece, a melhor saída é conversar com o médico e buscar uma solução.

Ela pode estar inclusive no tratamento realizado com outros remédios. Terapia e mudança no estilo de vida ajudam a resgatar a qualidade da vida sexual.

Em relação aos exames, o homem já conhece os principais e precisa repeti-los anualmente para detectar precocemente qualquer alteração.

 

Idade Avançada (61 anos e mais)

A terceira idade chega com desafios ainda maiores à saúde sexual, pois a queda mais acentuada da testosterona leva ao diagnóstico de andropausa. Trata-se da menopausa masculina.

Ela pode começar a partir dos 40 anos, pois a redução hormonal é lenta, mas não para e se torna significativa na maturidade. Essa mudança reduz muito a libido e agrava o quadro de disfunção erétil.

Os exercícios físicos e a dieta equilibrada se tornam cruciais não apenas para minimizar os efeitos da longevidade, mas também para manter a saúde emocional. Saiba que os quadros de ansiedade e de depressão se tornam frequentes.

Fazer acompanhamento médico com maior frequência é fundamental para controlar a saúde geral e combater as doenças tão logo elas apareçam.

É verdade que a terceira idade é a mais desafiadora de todas as fases da vida, entretanto, quem se cuida pode manter a qualidade de vida por mais tempo.

 

A sexualidade masculina exige cuidados em todas as faixas etárias. Cada uma delas tem suas particularidades. Sendo assim, leve em consideração a sua idade para saber se o que você está sentindo é comum e faça exames preventivos.

Esse é o segredo para se manter bem, pois permite buscar a cura de uma doença antes mesmo de o corpo apresentar os sinais dela. Pense nisso

Agende agora o seu exame ou tire as suas dúvidas.