Uma das formas mais comuns de descobrir como está a saúde, é fazendo o exame de colesterol.
Esse teste é simples e o laboratório orienta o paciente se ele precisa estar em jejum.
Ele mostra principalmente a condição da saúde cardiovascular, mas também indica a presença de outras doenças.
Saiba qual é a importância do exame de colesterol e como interpretar os valores de referência que aparecem no resultado.
O exame de colesterol é uma forma de descobrir como essa categoria de gordura está afetando sua saúde. Saiba que o colesterol pode ser “bom” ou “ruim” e a quantidade de cada um deles interfere diretamente nas funções vitais do organismo. Veja o que significam as siglas LDL, HDL e VLDL que estão na indicação do colesterol e como manter cada uma delas no nível ideal.
Em primeiro lugar, a gordura tem papel fundamental na manutenção da saúde e você não deve tentar eliminá-la da dieta. Ela fornece energia para o corpo, tem participação na formação de hormônios e favorece a absorção de vitaminas, além de outros benefícios. Os médicos orientam ingerir 30% de gordura diariamente. Portanto, sua tarefa é escolher qual classe de gordura vai consumir.
E aí está a importância de realizar o exame de colesterol, pois só com o resultado dele em mãos você saberá o que deve incluir, reduzir ou manter igual na alimentação. Quer entender as siglas que aparecem no exame? Vamos lá.
O conjunto desses índices é como um mapa do organismo indicando os pontos de atenção. Ao compreender o que querem dizer, você tem condições, orientado pelo médico, de alterar o que for necessário para melhorar sua saúde.
Colesterol alto, bem com o triglicérides, aumentam a chance de ter problemas no coração e acidente vascular cerebral (AVC). Inclusive, eles denunciam a possível presença de diabetes e outras doenças.
Veja não apenas os valores de referência normais de cada um desses índices, mas também como reduzir ou elevar a quantidade de gordura no organismo.
Esse exame detecta a quantidade de cada tipo de colesterol presente no organismo. Ele é realizado por meio de um exame de sangue comum. Tenha em mente os seguintes valores de referência:
Triglicérides
É comum detectar certo aumento do colesterol durante a gravidez, mas ainda não existem valores de referência para essa condição. Entretanto, as gestantes devem ter como base o padrão adotado para adultos.
Por causa dessa variação natural, as mulheres devem ficar atentas às demais condições clínicas desse período, por exemplo, diabetes gestacional. Os médicos sabem muito bem como lidar com essas mudanças e cabe às mães seguirem todas as orientações do obstetra.
Veja os valores de referência desse teste como sendo uma bússola indicando onde você está e para qual direção deve ir. Não se sinta perdida. O médico sempre lhe ajuda a chegar ao lugar certo.