Para aumentar sua imunidade de forma simples, basta iniciar uma dieta inteligente.
Ela certamente manterá você mais protegido contra o surgimento de várias doenças.
Isso engloba uma variedade de alimentos que devem fazer parte das refeições.
Aprenda a pensar de maneira nutritiva e tenha um sistema imunológico fortalecido.
Dieta inteligente é aquela que aumenta a imunidade, além de proporcionar saúde, bem-estar e longevidade. A alimentação tem papel de destaque nesses três fatores que impactam diretamente no dia a dia de qualquer pessoa. Ter um sistema imunológico mais forte significa que você conta com mais proteção contra vírus, bactérias e demais invasores nocivos ao organismo. Veja a maneira certa de usar a dieta como sua maior aliada para a vida inteira.
O sistema imunológico é bastante complexo, mas você não precisa entender seu funcionamento com detalhes. Basta saber o que é necessário para fortalecê-lo. O primeiro passo consiste em fornecer as substâncias necessárias para o organismo produzir células imunológicas e anticorpos. Além disso, alguns alimentos possuem propriedades antioxidantes, ou seja, que retardam o processo de envelhecimento.
Se você deseja ter mais saúde, o caminho das pedras é investir em uma dieta rica em fibras, vitaminas, proteínas, minerais, gorduras e carboidratos. Converse com um nutricionista e ele pode elaborar um cardápio contendo os itens que você gosta. A arte de comer bem não exige sacrifício, pois só com boa vontade e disciplina é possível mudar todo o seu organismo.
Por outro lado, quem consome alimentos ultraprocessados segue na direção oposta, uma vez que 98% desses produtos contêm ingredientes nocivos. No longo prazo, isso prejudica tanto a saúde física quanto a emocional. Mais grave ainda é saber que muitos pais já oferecem ultraprocessados para crianças com idade entre 2 e 5 anos, comprometendo o sistema imunológico delas desde muito cedo.
Uma dieta inteligente proporciona boa saúde para toda a família. Continue lendo e descubra não apenas os nutrientes indispensáveis, mas também em quais alimentos encontrá-los. Lembre-se de que o segredo está em manter um cardápio variado, ou como se diz popularmente, “comer de tudo um pouco”.
Nenhum alimento é herói ou vilão. Portanto, não há exemplos de itens que você pode tirar da lista do mercado, a não ser em casos de intolerância a certas substâncias. Também não pode abusar de algum deles, somente porque dizem que faz bem. Ah, um detalhe, você deve sim retirar os ultraprocessados da lista.
Neste texto você verá qual o poder das vitaminas. Logo abaixo está uma lista do que deve fazer parte das suas refeições.
Vitamina C
Rico em antioxidante, fortalece bastante o sistema imunológico e aumenta a produção de anticorpos. Há vitamina C nas seguintes frutas: kiwi, limão, laranja, acerola, morango.
Vitamina D
Fortalece os ossos, o sistema imunológico, além de regular a pressão arterial e o sistema nervoso, evitando transtornos como ansiedade e depressão. Estão no atum, no salmão, na sardinha, na gema do ovo e nos cogumelos.
Zinco
Acelera o processo de cicatrização e regula o metabolismo. É benéfico especialmente para diabéticos, pois regula a produção de insulina. Há zinco no frango, na carne vermelha, no feijão, nas nozes e em sementes de abóbora.
Vitamina A
Colabora para fortalecer as barreiras externas do corpo, por exemplo, a pele e as mucosas. Ambas formam a primeira linha de defesa contra invasores. Também beneficia o pulmão. Você a encontra na manga, cenoura e abóbora.
Ômega-3
São anti-inflamatórios bastante eficientes e ajudam o sistema imunológico agir com mais força e rapidez. Além disso, preservam a saúde cerebral. Salmão e sardinha são ricos nessa substância. Chia, nozes e linhaça também têm ômega 3.
Você verá a seguir a seguir, uma relação de alimentos que se destacam para fortalecer o sistema imunológico.
Alho
É famoso por suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Isso significa que são poderosos na luta do organismo contra infecções de vários tipos.
Gengibre
Trata-se de outro potente anti-inflamatório e antioxidante. É reconhecidamente um aliado para deixar longe de você gripes, resfriados e até infecções respiratórias.
Probióticos
São um conjunto de bactérias do bem que atuam para o intestino funcionar melhor. Esse órgão é importantíssimo para a manutenção da saúde geral. Há probióticos principalmente no iogurte, mas eles também estão nos alimentos fermentados.
Frutas Vermelhas
Ajudam a combater radicais livres e, também, infecções. Morango, framboesa, pitanga e o desconhecido mirtilo são as mais indicadas devido à elevada quantidade de antioxidantes.
Os alimentos naturais são os mais indicados. Além das frutas, inclua uma variedade de legumes e verduras. Para garantir a proteína, dê preferência ao ovo e às carnes magras, como do peixe e frango. Uma dica útil, para a hora da refeição, é montar um prato que combine, no mínimo, quatro cores. Veja o exemplo abaixo e adapte como preferir.
Todos esses ingredientes são simples, baratos e a combinação deles é bastante nutritiva, por isso, saudável. Para comer bem, basta ter o desejo de melhorar a saúde e o conhecimento adequado. Aqui você encontrará receitas especiais para diabéticos. Todas elas foram criadas e testadas por nutricionistas.
Existe uma clara relação entre imunidade e alimentação, e a melhor combinação entre ambas surge com uma dieta balanceada. Comece hoje mesmo e previna o surgimento de várias doenças.