Conjunto de frascos para coleta de exames em idosos e em domicílio.
Compartilhe

Exames em idosos podem ter coleta em domicílio

Conjunto de frascos para coleta de exames em idosos e em domicílio.

O atendimento em domicílio para realizar exames em idosos é um serviço que ajuda muito quem tem dificuldade para sair de casa.

Muitos pacientes precisam manter o controle da saúde, mas ir ao laboratório para coletar ou levar as amostras costuma ser um empecilho.

No entanto, o Cedlab Laboratórios possui esse serviço em todas as suas unidades, basta você entrar em contato para agendar uma coleta por meio do serviço Cedlab em casa.

Veja por que é tão importante que os idosos continuem fazendo exames regularmente e o que alguns deles revelam.

 

Conforto, praticidade e segurança são os principais benefícios

Exames em idosos também devem ser realizados com frequência, pois na terceira idade é ainda mais importante fazer o acompanhamento da condição de saúde. Porém, a dificuldade de locomoção pode dificultar ou impedir a ida ao laboratório.

Nesse caso, a coleta em domicílio é um serviço imprescindível a quem precisa continuar se cuidando e não pode sair de casa ou que prefere essa comodidade. O paciente pode precisar de exames de sangue, fezes ou urina, e o Cedlab Laboratórios realiza a coleta de todos esses testes em domicílio.

Veja o que pode ser verificado em cada um deles e não deixe de pedir que sua coleta seja feita em casa.

 

EXAME DE SANGUE

Avalia diversas condições de saúde do idoso e os exames mais solicitados são os seguintes:

  • Hemograma completo – Identifica vários problemas de saúde como anemia e infecção, por exemplo.
  • Glicemia em jejum – É realizado para medir o nível de glicose no sangue e assim diagnosticar o diabetes.
  • Colesterol e Triglicérides: São indispensáveis no momento de avaliar se existe risco de doenças cardiovasculares.
  • Função Renal: Mede a ureia, a creatina e o ácido úrico, tendo em vista verificar como está o funcionamento dos rins.
  • Função Hepática: Avalia a saúde do fígado, tendo como principais indicadores os índices de TGO, TGP, GGT e Bilirrubinas.
  • Vitamina D e Cálcio: São essenciais para verificar a condição dos ossos, prevenindo principalmente a osteoporose.

 

A maior vantagem do serviço de coleta em domicílio é poder realizar sem sair de casa todos os exames que o médico pediu. Isso garante não apenas o conforto do paciente, mas também evita desgaste físico e emocional.

Entre em contato com a unidade mais próxima do Cedlab Laboratórios e agende sua coleta. É tudo muito fácil e rápido.

 

Exames em idosos também revelam a eficácia do tratamento

Além dos exames de sangue, os de urina também são importantes para acompanhar a condição de saúde. Os médicos verificam se há algum indício de doenças no organismo, pois a urina possui elementos claros disso. Saiba quais são seus principais indicadores.

 

EXAME DE URINA
Verifica se existe algum indício de infecção ou problema renal.

EAS: A sigla significa Elementos Anormais do Sedimento e o exame detecta as alterações que denunciam a existência de doenças.
Uma das formas de descobrir isso é por meio da formação de cristais. Níveis elevados de ácido úrico favorecem o surgimento de cristais de urato, associados à gota e aos cálculos renais. Esses cálculos, mais conhecidos como pedras nos rins, também podem se desenvolver a partir do excesso de cálcio sérico. Elevados níveis de fósforo e magnésio também podem levar à mesma doença.

Densidade e pH: A variação da densidade pode indicar desidratação, enquanto a do pH mostra infecção urinária, entre outros problemas, em ambos os índices.

Urocultura: É um teste mais específico que revela a presença de bactérias na urina, confirmando o desenvolvimento de infecções.

Clearance de Creatinina: Seu objetivo é medir a capacidade que os rins têm de filtrar as impurezas do sangue.

 

Além do conforto de fazer a coleta do exame em casa, a pessoa pode perguntar, por telefone, aos profissionais do laboratório, qual é a forma correta de coletar a urina.

Tal procedimento é muito importante para o médico analisar o resultado do exame de uma amostra sem contaminação. Isso proporciona um diagnóstico preciso, que é imprescindível para a definição do tratamento mais adequado ao quadro clínico do paciente.

 

Exames de fezes também pode ter coleta domiciliar para idosos

A ideia é proporcionar o máximo conforto para o paciente. Sendo assim, o Cedlab Laboratórios também retira na sua casa a amostra do exame de fezes, que também precisa ser coletado da forma correta.

Na lista abaixo está a relação dos problemas de saúde que o exame de fezes detecta. De forma geral, eles estão associados ao sistema digestivo.

  • Parasitológico de Fezes: Detecta a presença de parasitas intestinais como ovos, larvas, vermes e protozoários. Eles podem causar diarreia, anemia, desnutrição, perda de peso etc.
  • Pesquisa de Sangue Oculto: É realizado com o objetivo de saber se há sangramento interno ou no próprio sistema digestivo. O sangue oculto pode detectar a presença de úlceras, pólipos e até câncer.
  • Coprocultura: Esse exame identifica bactérias patogênicas no intestino. As mais conhecidas são a Salmonela, Shigella e a Escherichia Coli. Todas elas provocam infecções gastrointestinais.
  • Restos de alimentos e gordura: A presença desses dois elementos no intestino pode causar problemas digestivos. Eles estão associados tanto à má absorção dos alimentos quanto à insuficiência enzimática.
  • Avaliação de enzimas pancreáticas nas fezes: Verifica a função do pâncreas e detecta insuficiência nesse órgão, bem como demais doenças digestivas. As mais comuns são a pancreatite crônica e a fibrose cística.
  • Exame para Síndrome do Intestino Irritável: É importante para diferenciar esse problema de outras doenças intestinais, entre elas, infecções ou inflamações. Também detecta desequilíbrios na flora intestinal.

 

Pacientes com mobilidade reduzida são os que mais precisam de coleta domiciliar e podem pedir isso para o Cedlab Laboratórios. Quando feita corretamente, garante a precisão dos resultados, pois não há contaminação.

 

Mais benefícios na coleta domiciliar de exames de idosos

O paciente que pede para fazer a coleta em domicílio possui benefícios que vão além do conforto. Ele não precisa se expor a ambientes semelhantes ao hospitalar, recebe atendimento ainda mais personalizado, sempre dentro dos padrões de segurança, e tem garantido o transporte da amostra de acordo com as especificações exigidas.

Portanto, esteja certo de que se é necessário realizar exames em idosos, o melhor para eles é realizar a coleta em casa. Basta entrar em contato com o Cedlab e agendar uma visita.

E você, tem dificuldade de locomoção ou pais em idade avançada que já não conseguem ir ao laboratório? Vá até as nossas redes sociais e conte como é sua experiência quando precisa fazer exames de sangue, urina ou fezes.

Agende agora o seu exame ou tire as suas dúvidas.