Técnico de laboratório pegando a amostra do exame de fezes parafazer a análise.
Compartilhe

Exame de fezes é simples, seguro e fácil de coletar: veja como fazer

 

Técnico de laboratório pegando a amostra do exame de fezes parafazer a análise.

 

Uma das etapas para verificar a condição de saúde é a realização do exame de fezes.

Esse procedimento é importante porque detecta a presença tanto de micro-organismos quanto de doenças intestinais, por exemplo.

Diagnosticar de maneira precoce qualquer doença que possa estar se desenvolvendo no seu corpo é crucial para iniciar logo o tratamento.

Descubra por que o exame de fezes é indispensável e como fazer a coleta sem risco de contaminação da amostra.

 

Informações do exame de fezes revelam o que tem no organismo

O exame de fezes é realizado com o intuito de investigar se o paciente possui vírus, vermes, bactérias e parasitas. Na verdade, há uma série de micro-organismos que aparecem no cocô. Esse exame revela a presença de várias doenças e as condições do sistema gastrointestinal. Veja mais detalhes sobre o exame de fezes e como é a forma certa de fazer sua coleta.

A interpretação do resultado do exame de fezes é muito importante e por meio dele o médico sabe o que está acontecendo com o paciente. Veja abaixo alguns exemplos do que pode aparecer ali:

  • Parasitas: São vermes, bactérias, protozoários ou qualquer ser vivo que retira os nutrientes do organismo do seu hospedeiro para se alimentar. O problema mais comum que eles causam é a infecção intestinal e então podem surgir muitas doenças.
  • Vírus: O mais conhecido e associado a esse exame é o Rotavírus. Trata-se de um dos principais causadores de diarreia aguda, principalmente em crianças. Detectá-lo de forma precoce é muito importante para iniciar um tratamento o mais rápido possível.
  • Sangue oculto: O próprio nome do exame já diz seu objetivo. Revelar a presença do sangue que a pessoa não consegue enxergar quando vai ao banheiro. Em caso positivo, pode significar que o paciente possui um sangramento interno causado por alguma úlcera ou câncer no reto, no cólon ou intestino.

A coleta de fezes para o exame está entre as partes mais importantes do processo de investigação do estado da saúde. Portanto, você precisa coletar uma amostra fresca na hora que faz o cocô. Acompanhe a seguir como fazer isso de forma adequada, com o objetivo de evitar contaminação.

 

Realizar a coleta da forma correta garante precisão do resultado

Apesar de essa ser uma tarefa simples, várias pessoas ainda têm dúvidas sobre a maneira certa de coletar a amostra. O laboratório precisa recebê-la nas condições ideais para a análise. Sendo assim, siga as etapas abaixo e fique tranquila, apenas aguardando a data de pegar o resultado do exame.

  • Preparação: Retire o pote fornecido pelo laboratório e não tome laxante ou consuma alimentos que soltem o intestino, pensando em antecipar o momento da coleta. Isso pode interferir no resultado.
  • Coleta: O recipiente fornecido pelo laboratório geralmente contém uma pequena espátula para a coleta. Caso não tenha, use uma colher descartável para pegar o cocô.
  • Evite a contaminação: Pegue só a parte de cima das fezes, aquela que não está em contato com a água ou outra superfície, como um bidê ou papel que forrou o chão.
  • Quantidade certa: Assim como o exame de urina, o de fezes também não precisa de muita amostra para o laboratório fazer o teste. Uma quantidade semelhante ao tamanho de uma uva tamanho grande já é suficiente.
  • Armazenamento: O recipiente é fornecido pelo Cedlab Laboratórios. Você deve fechar bem o pote, guardar na geladeira e levá-lo o mais rápido possível para o laboratório.

Você deve seguir à risca o procedimento para o exame de fezes. Ele é simples, rápido e seguro. Dessa forma, é possível garantir que o resultado do seu exame não tenha nenhuma contaminação, preservando a precisão do resultado.

Resumindo, o exame de fezes é crucial para você detectar não apenas diversas doenças, mas também as condições do sistema gastrointestinal. Combinado com os exames de urina e de sangue, certamente fornece informações para o médico chegar ao diagnóstico preciso do seu estado de saúde.

Agende agora o seu exame ou tire as suas dúvidas.