Mulheres em aula de ginástica. É importante fazer um check-up fitness antes de se exercitar
Compartilhe

Check-up fitness: exames para começar a treinar com segurança

Mulheres em aula de ginástica. É importante fazer um check-up fitness antes de se exercitar

O verão chegou e fazer um check-up fitness é a iniciativa mais indicada antes de começar a praticar atividade física.

Há vários exames que podem revelar se seu organismo está em condições de suportar os exercícios.

Não importa se você é atleta profissional, amador ou se está sedentário.

Veja por que o check-up fitness é importante para qualquer pessoa

 

Cuidados com a saúde começam antes do primeiro exercício

O check-up fitness é fundamental tanto para atletas quanto para quem pretende fazer exercícios. Essa bateria de exames consiste em testes clínicos e de laboratório que avaliam como está o organismo e se ele está em condições de suportar uma rotina de atividade física ou de torná-la mais intensa. O check-up pode revelar riscos silenciosos no aspecto metabólico, hormonal e cardiovascular. Veja quais são os principais exames e solicite para seu médico uma guia para realizá-los.

Em primeiro lugar, saiba que qualquer pessoa que pratique atividade física com regularidade é considerada atleta. Não precisa participar de competições nem ser federada junto a algum clube, basta manter uma frequência consistente. O check-up fitness beneficia desde atletas profissionais ou amadores, até idosos e adolescentes que não são sedentários. Para esse grupo que gosta de fazer levantamento de controle remoto, o check-up é ainda mais importante antes de começar a praticar qualquer exercício.

Em ambos os casos, trata-se de uma forma de avaliar o nível de esforço que uma pessoa suporta e identificar problemas de saúde e prevenir complicações como:

  • Lesões
  • Arritmias
  • Hipoglicemia
  • Quedas de pressão
  • Sobrecarga muscular.

A diferença desse tipo de check-up, em comparação ao tradicional, é que o fitness é específico para quem pratica (ou vai começar) exercício físico. Leva em consideração itens como: modalidade esportiva, frequência e intensidade do treino e objetivos pessoais. Alguns atletas desejam perder peso; outros, ganhar massa muscular. A maioria quer também melhorar o condicionamento físico e cardiovascular.

Se você quer sair do sofá para cuidar da sua saúde, veja quais são os principais exames que deve fazer. Lembre-se de que apenas estar se sentindo bem pode não ser suficiente para mudar a rotina sem afetar a saúde.

 

Check-up fitness revela as condições do corpo e reduz riscos

Certos problemas de saúde se desenvolvem sem apresentar nenhum sintoma até que estejam em estágio avançado. Anemia, diabetes, alteração cardíaca, deficiência de vitaminas, desequilíbrios hormonais ou metabólicos são alguns exemplos.

Realizar exames é a única forma de saber como realmente está seu organismo. Vale à pena ressaltar que pessoas com histórico familiar de alguma enfermidade deve prestar ainda mais atenção no que pode acontecer com o corpo diante de uma nova rotina.

 

EXAMES DE SANGUE

Analisam como estão a composição química e celular do sangue, revelando de forma detalhada as condições dele. Por ser comparado a um mapa bioquímico do corpo com informações sobre seu funcionamento. Alterações que chamam a atenção podem fazer com que a pessoa faça um tratamento antes de começar a treinar.

Hemograma completo – Avalia glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas. Identifica presença de anemia, infecção e inflamação.

Glicemia e insulina – Mostram como o corpo metaboliza o açúcar que está no sangue. Além de diabetes, a pessoa pode ter tontura e fadiga.

Perfil lipídico – Fazem parte desse grupo os exames de colesterol total, HDL, LDL e triglicérides. Estão associados a riscos cardiovasculares em exercícios intensos.

Função renal (ureia e creatinina) – Verifica a função do rim e ganha importância entre atletas que consomem muita proteína e suplementos alimentares.

Função hepática (TGO, TGP, GGT) – Avalia o funcionamento do fígado, órgão importante tanto para o metabolismo energético quanto à desintoxicação.

Sem saber com certeza como está a saúde, quem deixa de ser sedentário ou aumenta demais a intensidade do exercícios pode sentir alguns sintomas. Mal-estar, tontura, falta de ar ou fadiga excessiva. Somente após realizar seus exames é que o médico indicará quais atividades (com qual frequência e intensidade) você poderá praticar com segurança.

 

EXAMES CARDIOVASCULARES

O coração sustenta todo o esforço durante as atividades físicas e precisa estar funcionando bem para que não surja nenhum imprevisto. Algumas doenças cardiovasculares inicialmente não apresentam sintomas, mas comprometem esse órgão e representam maior risco para quem desconhece a própria condição de saúde. Portanto, esses testes são muito importantes no check-up fitness. Abaixo, seguem os principais.

Eletrocardiograma (ECG) – Verifica se o paciente possui risco cardíaco e identifica a presença de arritmias no coração.

Teste ergométrico – Analisa como o coração se comporta diante de esforço físico progressivo ou contínuo. Está associado a exercícios de alta intensidade.

Ecocardiograma – Realizado com o objetivo de checar toda a estrutura do coração, incluindo o tamanho das câmaras e funcionamento das válvulas.

Todos esses exames dizem respeito não apenas ao funcionamento do coração, mas também ao desempenho dele diante de um exercício. Realizá-los com frequência ajuda a prevenir problemas cardiovasculares.

 

EXAMES DE VITAMINAS

É comum uma pessoa ter deficiência nutricional se ela não possui uma dieta balanceada, rica em vitaminas, proteínas e minerais. A carência de nutrientes compromete o desempenho físico, a produção de energia e a imunidade, elementos indispensáveis para a prática esportiva. Ao realizar o exame que verifica o nível de vitaminas no organismo, você treinará com maior segurança e rendimento.

Vitamina D – Fortalece a saúde óssea, muscular, e aumenta a imunidade. Baixo nível de vitamina D eleva o risco de lesões, fraqueza muscular e fadiga.

Vitamina B12 e ácido fólico – Ambos são cruciais tanto para a produção de energia quanto para a formação de células sanguíneas.

Ferro e ferritina – Se houver carência dessas substâncias, a pessoa pode sentir cansaço extremo, falta de ar ou queda de performance.

Magnésio, cálcio e zinco – Os minerais ajudam na contração muscular e na recuperação após o treino. Também são positivos para equilibrar o metabolismo.

Após saber o resultado do exame, caso haja alguma deficiência, procure um nutricionista para saber como repor o que é necessário. Muitas vezes, é possível retomar o equilíbrio nutricional apenas com mudanças na alimentação. Se a defasagem for muito grande, o médico pode indicar suplementos.

 

EXAMES DE HORMÔNIOS

Essa substância regula não apenas a produção de energia, mas também a síntese de proteínas e o controle do estresse. Tudo isso pode interferir na qualidade do sono, na disposição para as atividades do dia a dia e principalmente para o treino. Desequilíbrios hormonais causam fadiga, perda de massa muscular e aumentam o risco de lesões.

Testosterona – Hormônio importante para quem deseja aumentar a massa muscular e a força. Deficiência de testosterona dificulta esse objetivo.

Cortisol – É bastante conhecido como o hormônio do estresse e seus altos níveis prejudicam a recuperação muscular após a atividade.

Tireoide (TSH, T3 e T4) – São responsáveis por controlar o metabolismo e quando estão alterados dificultam o controle do peso.

Insulina e IGF-1 – Ambos estão associados ao crescimento muscular e ao melhor aproveitamento energético do organismo.

Fazer check-up fitness é imprescindível não apenas para quem pratica atividade física, mas principalmente para as pessoas que desejam sair do sedentarismo. Essa bateria de exames previne riscos e revela como cada pessoa pode manter a saúde fazendo exercícios.

O verão já chegou e várias pessoas começam a se cuidar mais. E você, já se matriculou em alguma academia, está pedalando ou caminhando perto de casa? Não deixe de providenciar seu check-up fitness e entre nas nossas redes sociais para compartilhar sua experiência.

Agende agora o seu exame ou tire as suas dúvidas.