Mulher madura sorrindo, que tem baixa idade biológica.
Compartilhe

Idade biológica: Exames revelam seu envelhecimento celular

Mulher madura sorrindo, que tem baixa idade biológica.

O tempo passa na mesma velocidade para todas as pessoas, mas a idade biológica pode avançar mais rápido do que a indicada na certidão de nascimento.

Isso porque a condição do organismo reflete a maneira como é tratado e, quando não há o cuidado necessário, ele se desgasta de forma precoce.

Atualmente é possível não apenas ver como o corpo está por dentro, utilizando exames de imagem, mas também por meio de exames de sangue e de urina.

Saiba quais são os fatores que levam o corpo a envelhecer mais rápido e os exames que revelam a idade biológica.

 

Envelhecimento do organismo pode ser diferente do cronológico

Idade biológica é aquela que diz respeito à conservação e ao funcionamento das células, dos tecidos e dos órgãos. Ela costuma ser parecida com a idade cronológica, porém, o organismo de algumas pessoas envelhece mais rápida ou lentamente que as demais.

Quando esse avanço é acelerado, os sinais de desgaste físico, mental e emocional surgem de maneira precoce. Se a velocidade de envelhecimento for reduzida, é comum ver idosos com mais de 70 anos esbanjando saúde e disposição.

Felizmente, hoje em dia é possível realizar exames de sangue e de urina para descobrir a idade biológica. Eles avaliam alguns marcadores ligados a itens como estresse oxidativo, inflamação, danos ao DNA e redução da capacidade metabólica.

Trata-se de mais um recurso que oferece informações valiosas não apenas para verificar a condição de saúde, mas também para intervir antes de surgirem os primeiros sintomas. O Cedlab Laboratórios sempre alerta para a necessidade de realizar exames preventivos.

A idade biológica depende de vários fatores. Há os associados à genética, aos hábitos de vida, nível de estresse, tipo de alimentação, à exposição a produtos tóxicos e até doenças crônicas. A série de exames que segue abaixo serve como um mapa que mostra onde estão as pedras no caminho da longevidade ativa e saudável.

O organismo, especialmente o sistema imunológico, tem a capacidade de neutralizar ou reparar os danos que ocorrem diariamente. Ele combate radicais livres, poluentes, efeitos da má alimentação e até micro-organismos invasores. À medida que o corpo reduz essa habilidade, o processo de envelhecimento acelera.

Portanto, faça os seguintes exames para saber se seu organismo atua de acordo com a idade biológica ou precisa de algo para reduzir o ritmo de desgaste.

 

Fatores que influenciam diretamente na idade biológica

O avanço da idade cronológica segue no mesmo ritmo para todas as pessoas, mas a conservação do organismo pode variar bastante. A idade biológica está associada à atenção aos seguintes itens:

 

  • Acúmulo de radicais livres – São moléculas que o metabolismo produz e elas danificam células saudáveis, porém, o sistema oxidativo do organismo atua continuamente para neutralizá-las. O problema está no excesso de radicais livres, que leva a um processo chamado estresse oxidativo e é responsável pelo aceleramento do desgaste celular.

 

  • Mudanças hormonais – É comum detectar a redução da produção hormonal no decorrer do tempo, principalmente nas mulheres. Essa diminuição causa não apenas perda da massa muscular e óssea, mas também das funções cognitivas e emocionais. A regeneração de células e tecidos também fica comprometida devido à variação hormonal.

 

  • Elevada presença de substâncias tóxicas no organismo – É um dos fatores que mais aumentam o nível de estresse oxidativo. Isso ainda causa danos no DNA, inflamação crônica e comprometimento do sistema imunológico. Também surgem dificuldades associadas à disfunção mitocondrial e desregulação epigenética. Trata-se de uma avalanche de problemas.

 

  • Inflamação leve, crônica e silenciosa – A inflamação é um alerta que chama a atenção para um problema no organismo. No entanto, ela pode se tornar crônica quando o sistema imunológico continua ativado por muito tempo ou sem ameaça real. Esse “engano” ocorre por causa de infecções recorrentes, exposição a produtos tóxicos e doenças autoimunes.

 

  • Danos do DNA e falhas de reparo – O organismo está exposto a ação de vários agentes que entram no corpo por meio dos alimentos, das bebidas e até do ar, que há muito tempo não é puro. No decorrer do tempo, os mecanismos que atuam no reparo das agressões que o DNA sofre perdem eficiência. Como resultado disso surgem a mutação e a falha na replicação celular.

 

  • Encurtamento de telômeros – Trata-se de uma estrutura que protege as extremidades dos cromossomos. Em termos de comparação, são como as pontas de plástico que há em um cadarço de tênis. Cada vez que uma célula se divide, o telômero fica um pouco menor. Quando o comprimento dele chega a um nível crítico, é sinal de elevado envelhecimento.

 

  • Déficit de nutrientes – O organismo precisa de vitaminas, proteínas e minerais para permanecer saudável. Essas substâncias não apenas proporcionam mais vitalidade, mas também melhoram o funcionamento do sistema imunológico. A carência de nutrientes pode resultar inclusive no envelhecimento precoce.

 

Até agora, ninguém descobriu a fonte da juventude. Mesmo assim, é possível retardar o processo de envelhecimento e manter uma vida saudável por muito mais tempo. Você mesmo é um exemplo disso. Basta lembrar da condição de saúde de seus avós quando tinham a mesma idade que você tem hoje.

 

Exames de sangue podem servir como calendário orgânico

Além dos fatores que você viu, há outros que interferem no processo de envelhecimento e é possível analisar cada um deles nos exames de sangue. Veja quais são os principais.

 

  • Perfil inflamatório – Verifica se há inflamação crônica. Os principais exames são: PCR ultrassensível (PCR-us), IL-6 (interleucina 6) e TNF-α (fator de necrose tumoral alfa). Valores elevados aumentam o risco de doenças cardiovasculares.

 

  • Vitamina D, B12 e ácido fólico – Fazem parte dos nutrientes que devem estar em quantidade equilibrada no organismo. Esses tem atuação especial na função celular e no reparo do DNA. A carência deles pode afetar o metabolismo.

 

  • Perfil hormonal – Desequilíbrio hormonal provoca vários problemas de saúde. Os principais exames são os seguintes: DHEA, testosterona, estradiol, progesterona, hormônio do crescimento (GH e IGF-1) e cortisol.

 

  • Função mitocondrial – São exames que avaliam as mitocôndrias, estrutura celular cuja função é produzir energia. Há os marcadores lactato, piruvato e coenzima Q10.

 

Exames de urina

Esse tipo de teste também fornece várias informações sobre a idade biológica. Isso porque a urina contém metabólitos que mostram com fidelidade como o organismo está funcionando. Os exames mais importantes são:

 

  • Estresse oxidativo urinário – 8-OHdG urinária, revela danos no DNA.

 

  • Excreção de metais pesados – Mostra a presença de mercúrio, chumbo, cádmio e arsênio. Eles geram inflamação e estresse oxidativo, fato que acelera o envelhecimento.

 

  • Análise de metabólitos antioxidantes – Nesse caso, o exame mede a quantidade de substâncias que o corpo produz para proteger as células: Algumas delas são: glutationa, sulfatos e compostos fenólicos. Baixos níveis desses elementos denunciam que o organismo está mais vulnerável à passagem do tempo.

 

  • Marcadores de função renal – O bom funcionamento dos rins também é uma forma de verificar a idade biológica. Exames de creatinina urinária, albuminúria e taxa de filtração glomerular estimada verificam se há desgaste precoce do órgão.

 

Saber a idade biológica traz várias vantagens. Ela mostra se existe risco de algumas doenças se desenvolverem, permite realizar um tratamento precoce, viabiliza adaptações personalizadas no estilo de vida e torna mais fácil planejar e conquistar a longevidade.

Envelhecer é inevitável, mas ficar doente não é. Alimentação balanceada, exercícios físicos e sono de qualidade são importantes para conservar a saúde. E você, já sabe qual é sua idade biológica? Faça esses exames e, se desejar, coloque o resultado nas nossas redes sociais.

Agende agora o seu exame ou tire as suas dúvidas.