Realize o teste de paternidade para confirmar com segurança quem é o pai do seu filho.
A resposta que o exame fornece é totalmente confiável, pois a ciência avançou bastante nesse tipo de pesquisa.
Ninguém precisa conviver com essa dúvida atualmente e fazer o teste significa abrir novas possibilidades nas relações familiares.
Saiba como fazer os exames de DNA e quais são as exigências.
Teste de paternidade é o exame de DNA realizado para determinar se existe vínculo genético entre duas pessoas. O laboratório compara as sequências de DNA presentes nas amostras, e as semelhanças entre os genes comprovam a paternidade biológica. Sendo assim, veja os tipos de exames e as diferenças entre eles.
Desde já, saiba que não existem duas pessoas com o mesmo DNA; a única exceção ocorre com gêmeos idênticos. Como os pais transmitem todas as características genéticas para seus descendentes, o resultado do teste é 100% confiável. Isso porque a ciência está bastante avançada nesse tipo de pesquisa.
O Cedlab Laboratórios se mantém atualizado em relação à tecnologia de diagnóstico e está plenamente preparado para também realizar a coleta para testes de paternidade..
Não há a mínima margem de erro. Quando os marcadores genéticos dos supostos pais se repetem nos filhos, é inegável a relação genética entre os dois. O avanço científico das últimas décadas proporcionou ao teste de paternidade uma confiabilidade de 99,99%. Quem vai contestar esse nível de precisão?
Atualmente, existem dois tipos de exames. O primeiro é o Duo, realizado apenas com o material genético do pai e da criança, ou seja, sem a participação da mãe. As amostras podem ser as seguintes:
O segundo teste é o Trio e conta com a participação da mãe. Saiba mais detalhes sobre as características de cada um desses exames.
A princípio, esse teste é bastante solicitado porque envolve apenas a participação de duas pessoas: o suposto pai e a criança ou o adulto. No entanto, existem regras para sua realização:
Tenha certeza de que o Duo é confiável como o exame realizado com o DNA da mãe. Trata-se de uma técnica que oferece resultado tão preciso quanto conclusivo sobre a paternidade.
Esse exame é o mais comum realizado com o objetivo de tirar dúvidas sobre paternidade biológica. Ele conta com a participação de três pessoas: a mãe, o filho e o suposto pai.
Poucas pessoas imaginam, mas às vezes a família solicita o teste também para confirmar a maternidade. Entretanto, essa rara dúvida surge quando existe suspeita de troca de bebês na maternidade.
Os participantes podem fornecer as mesmas amostras que o Duo exige para coletar o DNA. durante o teste, os profissionais responsáveis utilizam um conjunto padrão de análise, que verifica entre 16 e 20 marcadores genéticos.
Além desse critério, os profissionais ainda checam marcadores específicos dos cromossomos sexuais, visando maior precisão do resultado. Enfim, é por meio dos detalhes, das sutilezas presentes no DNA que se obtém a resposta correta sobre a ascendência do filho.
Portanto, o teste de paternidade é a solução mais precisa e confiável que existe nesse aspecto. Ele mostra a verdade e inicia novas dinâmicas nas relações familiares.