Os homens normalmente relutam para procurar o médico, mas a saúde masculina não pode ficar para depois.
A campanha Novembro Azul foi criada exatamente com o objetivo de mostrar a importância de fazer checkups com regularidade.
Entretanto, o câncer de próstata é apenas uma das doenças que afeta os homens. Há, inclusive, uma bastante rara e que vai surpreender você.
Veja quais são as outras enfermidades e os exames que indicam a presença de problemas de saúde.
Saúde masculina é um tema normalmente menosprezado pelos homens, mas é preciso chamar a atenção para a realidade. Parece contraditório afirmar que os homens não se importam com a própria saúde, porém, para comprovar isso, basta ver o quanto eles evitam ir ao médico. Veja o que os homens precisam fazer com frequência para ter uma vida longa e saudável.
Vamos aproveitar o calendário e começar com a campanha Novembro Azul. Trata-se de uma iniciativa para chamar a atenção à necessidade de prevenir o câncer de próstata, doença que atinge crescente número de pessoas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), essa enfermidade é a segunda na lista dos tipos mais comuns de câncer entre os homens. O de pele é o primeiro.
A maioria dos pacientes dessa doença tem mais de 65 anos de idade, mas isso não significa que a prevenção deva começar perto dessa faixa etária. Ao contrário, é preciso se cuidar após os 40 anos. Isso porque a chance de cura quando o diagnóstico é feito de forma precoce chega a 90% desses casos. Agende uma consulta e converse com o médico sobre os principais exames.
Um deles é o PSA, que se trata de um exame de sangue feito para descobrir a quantidade de Antígeno Prostático Específico no organismo. São as células da próstata que produzem essa substância, todo homem a possui e a quantidade que deve estar presente no sangue, é de até 4,0 ng/mL. Quando o índice detectado no exame é superior a esse valor de referência, o médico pede mais exames.
Entretanto, o câncer de próstata não é a única razão para a elevação da quantidade de PSA. A hiperplasia prostática, ou seja, o aumento do volume da próstata, de forma não cancerosa, também leva a resultados parecidos desse exame de sangue.
Quando a próstata está além do tamanho normal, o médico pede outros exames para descobrir por que isso está acontecendo. Um desses é o de toque retal. Serve para o especialista verificar as alterações da próstata, por exemplo, em relação ao tamanho, formato e consistência dela. É pelo toque que ele analisa a situação.
Existe um terceiro exame utilizado para completar o diagnóstico: o ultrassom. Por intermédio dele é possível saber as dimensões exatas da próstata; quando jovem e saudável, ela tem 3 centímetros de altura, 4 de comprimento e 2 de largura. O peso varia entre 20 e 30 gramas. Entretanto, em homens com idade entre 50 e 80 anos, o peso da próstata pode chegar a 38 gramas.
A saúde masculina merece toda a atenção, sendo assim, fique de olho nos sintomas do câncer de próstata. Veja quais são os mais comuns:
Quando a próstata está inchada além do normal para a idade e não há câncer, a cura pode vir por meio do uso de medicamentos. Nos casos mais sérios, é necessário fazer cirurgia e o nível da intervenção depende da gravidade da situação. Só o urologista pode avaliar a melhor alternativa para cada paciente.
A campanha Novembro Azul chama a atenção para o câncer de próstata, mas há várias doenças que são bastante comuns entre os homens. Existem inclusive as raras. Veja, a seguir, outros problemas que podem surgir praticamente em qualquer idade.
A hipertensão é um problema de saúde bastante frequente e, mesmo assim, negligenciada por muitos homens. O aumento da pressão arterial eleva o risco de doenças cardíacas e de AVC, doença também conhecida como derrame. Por isso, é tão importante manter alimentação saudável, praticar exercícios regularmente e verificar como está a pressão arterial.
Pouca gente sabe, mas os homens também estão sujeitos a desenvolver câncer de mama. Trata-se de algo raro, mas é importante você tomar conhecimento disso. Assim como o câncer de próstata, o de mama normalmente surge após os 60 anos de idade e representa 1% do número total de casos. Aparece em homens que têm muitos casos de câncer de mama ou de ovário entre as mulheres da família. Os principais sintomas são os seguintes:
Diante desses sintomas, certamente é recomendável que o homem também faça o exame de mamografia.
A falta de prevenção em relação a qualquer doença, muitas vezes leva a diagnósticos tardios que podem resultar em tratamentos mais longos e complexos. Portanto, é preciso que todos os homens se conscientizem do risco que existe em desenvolver enfermidades.
A campanha Novembro Azul chama a atenção principalmente para o câncer de próstata, porém, há vários males que podem ser evitados. No mínimo, caso o diagnóstico seja precoce, você pode reduzir o impacto dessas doenças.
O Cedlab Laboratórios faz vários exames e basta entrar em contato com qualquer unidade para agendar um horário. Sendo assim, cuide de sua saúde para ter uma vida longa e com qualidade.