O tempo passou rápido e o terceiro trimestre de gravidez é voltado para os cuidados finais em relação à chegada do bebê.
Ainda há alguns exames a serem feitos, mas se tudo estiver bem até aqui, só algo grave pode interromper a gestação.
É o momento de desacelerar o ritmo no dia a dia, preparar o quarto do bebê e aproveitar a última fase desse período tão especial.
Descubra como é o último trimestre de gravidez e o que fazer a partir de agora.
O terceiro trimestre de gravidez é marcado pelo rápido aumento da barriga e as últimas providências para o nascimento do bebê. Chegou a hora de escolher o tipo de parto, o nome da criança e deixar tudo pronto. A mala da maternidade deve estar completa, porque a qualquer momento você pode ter uma surpresa.
A última fase da gestação começa na 28ª semana e conforme o tempo passa, o bebê cresce mais rápido. Ele já está mais gordinho, deixando a fisionomia, no exame de ultrassonografia, mais parecida com a qual ele terá logo ao nascer. O espaço na barriga fica menor e dá para sentir bastante qualquer movimentação do bebê.
Pegar no sono começa a ficar difícil porque é mais demorado achar uma posição confortável para dormir. Quem pratica atividade física pode continuar, mas em um ritmo mais baixo. Pense na possibilidade de fazer hidroginástica ou natação porque a água reduz o efeito da gravidade e isso previne lesões e dores musculares.
Outra recomendação são os exercícios de fortalecimento da musculatura abdominal e pélvica, como por exemplo os exercícios de kegel. Servem para fortalecer os músculos pélvicos, com o objetivo de facilitar a saída do bebê e evitar incontinência urinaria após o parto. Converse com seu médico sobre esse assunto, ele pode te recomendar uma fisioterapeuta especializada. A rede privada e os postos de saúde dão aulas desse tipo de ginástica.
O bebê também está se preparando para o grande momento. Pode começar a chupar o dedo, como uma preparação instintiva para já saber como sugar o peito da mãe, logo que ele nascer. A natureza é mesmo perfeita e toma as providências para tudo ocorrer da melhor forma possível no parto e depois dele.
Saiba o que ainda pode acontecer nesse momento final da gestação.
Além da barriga, os seios também começam a crescer e os mamilos podem ficar mais sensíveis.
Os médicos informam que os seios têm hidratação natural, por isso, devem ser lavados apenas com água e sabonete neutro, de preferência sem perfume. O seu médico também pode te orientar sobre medicamentos específicos para hidratação do mamilo.
Ainda é recomendável começar a usar sutiã apropriado, de algodão e sem nenhuma parte de ferro. As demais peças de roupa também precisam ser largas, confortáveis e você já pode inclusive buscar informações sobre demais cuidados com essa parte do corpo e a respeito da amamentação.
O acompanhamento da saúde continua indispensável e certos exames ganham ainda mais importância, por exemplo, o controle da pressão arterial. O risco de hipertensão gestacional aumenta à medida que o dia do parto se aproxima e ela deve ser evitada ou, no mínimo, controlada com ajuda médica.
Veja outros exames a serem feitos nessa fase:
O obstetra vai fazer o exame do toque, com o objetivo de checar a posição do bebê e como está a dilatação do colo do útero.
O terceiro trimestre de gravidez faz com que os pais comecem a pensar no futuro a curto prazo. A vida de quem ainda não tem filhos está prestes a mudar bastante, por isso, não dá para deixar tudo para a última hora.
Outra orientação útil para a fase final da gestação, é começar a procurar sem pressa o pediatra do bebê. Parece uma decisão precoce, mas não é. Seu filho vai passar por uma consulta logo nos primeiros dias de vida e é ruim escolher com pressa quem será o médico dele.
Outros cuidados precisam ser tomados nessa última fase da gestação, porque certas condições às quais as grávidas ficam expostas, podem causar problemas. Uma delas são as viagens de avião.
Há risco de trombose por causa das várias horas que a mulher permanece sentada, mas se a viagem for mesmo necessária, os médicos orientam andar um pouco no corredor. Importante alertar que muitas companhias áreas não permitem embarcar gestantes após 28° semanas de idade gestacional.
Ficar em pé por muito tempo ou caminhar demais é prejudicial porque essas ações causam inchaço nos pés e nas pernas. Esse problema pode ser minimizado com o uso de meias elásticas próprias para gestantes. Ainda podem surgir dores na coluna por causa do peso da barriga e, quanto mais o tempo passa, maior a necessidade de diminuir o ritmo no dia a dia ou, conforme o caso, de repouso.
Azia e queimação são outros incômodos dessa fase, inclusive porque o estômago fica cada vez mais apertado. O ideal é se alimentar várias vezes ao dia, de forma leve e tomar muita água. Seu médico já deve ter feito orientações sobre alimentação desde o inicio da gestação. E neste período se torna ainda mais importante as orientações sobre reduzir o sal, o açúcar e as farinhas. Deve-se priorizar os alimentos como carnes, frutas, verduras, legumes, leite e derivados.
Todos esses cuidados ajudam a controlar a ansiedade e tal sensação é não apenas normal, mas também esperada que ocorra. O problema está no excesso. Ele pode levar ao transtorno de ansiedade e, mais tarde, à depressão pós-parto. Caso você se sinta mal, quanto mais ler sobre a ansiedade e como lidar com ela, melhor vai passar emocionalmente por toda sua gravidez.
Veja quais são as providências para os últimos meses da gestação.
Nos últimos meses de gestação, pode ficar mais difícil não apenas fazer os movimentos básicos do dia a dia, como também respirar, porque a barriga está bem pesada e o crescimento do bebê pressiona o pulmão da mãe. Pôr a meia ou amarrar o tênis, às vezes, fica complicado.
Ele provavelmente pesará, na 33ª semana, 2 quilos e sua altura estará em torno de 30 centímetros. Daí em diante, o bebê vai crescer mais rápido; até o parto, seu tamanho vai aumentar por volta de 50%.
Se você ainda não começou a conversar com seu filho, pode começar, porque ele ouve e reconhece sua voz. É um ótimo momento para transmitir carinho e mostrar o quanto a criança é bem-vinda.
A contagem regressiva começou. Todas as sensações devem ser curtidas pela mãe que, a essa altura, no último mês, já deve estar com toda sua vida voltada para a hora do nascimento. É uma linda jornada, curta ao máximo.