
Médicos determinam novos valores de colesterol e medida tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção das doenças cardiovasculares.
Por intermédio de índices mais rigorosos, além de uma nova categoria, eles incentivam mudança de hábitos o mais cedo possível.
Ninguém precisa se assustar ao ver, talvez pela primeira vez, que está com o colesterol alto. Interprete essa informação apenas como um alerta.
Veja quais são os novos valores de colesterol, peça os exames para seu médico e já agende a coleta no Cedlab Laboratórios.
Os novos valores de colesterol determinados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia tem o objetivo de aumentar a prevenção de doenças cardiovasculares. Eles fazem parte da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose – 2025. A partir de agora, as pessoas têm metas mais exigentes para controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos.
De forma geral, para quem mantém baixo risco cardiovascular, a meta dos novos valores de LDL (colesterol ruim) fica abaixo de 115 mg/dL. Entre esse patamar e 145 mg/dL, o médico recomendará o início não apenas de uma dieta equilibrada, mas também de uma rotina de exercícios físicos. Para níveis acima de 145 mg/dL, há possibilidade de realizar tratamento por meio de medicamentos.
A Sociedade Brasileira de Clínica Médica também está divulgando essas mudanças, pois trata-se de algo associado à saúde geral. A diretriz também criou mais uma categoria de avaliação, chamada de risco extremo.
Ela diz respeito aos pacientes com histórico de AVC ou infarto, ou doenças cardiovasculares combinadas com no mínimo duas enfermidades, por exemplo, diabetes, tabagismo e doença renal crônica.
Logo abaixo, veja quais são os novos valores de colesterol determinados pela diretriz de 2025.
Colesterol Total: < 190 mg/dL
Triglicérides: < 150 mg/dL
HDL-c: > 40 mg/dL
LDL-c:
< 115 mg/dL Risco Baixo
< 100 mg/dL Risco Intermediário
< 70 mg/dL Risco Alto
< 50 mg/dL Risco Muito alto
< 40 mg/dL Risco Extremo.
O objetivo dos médicos, ao mudar os valores de colesterol, é fazer com que as pessoas se previnam mais. Quando esses índices são mais rigorosos, elas se preocupam e se esforçam para eliminar hábitos prejudiciais à saúde.
O colesterol é conhecido como uma substância que faz mal à saúde, porém, poucas pessoas sabem que também existe o colesterol bom (HDL). Enquanto o primeiro tipo, ou seja, o ruim (LDL), vai para as artérias e pode formar placas, o segundo transporta o excesso de gordura para o fígado, facilitando sua eliminação pelo organismo. Portanto, o índice de LDL deve ser baixo e o de HDL, alto.
Você precisa entender que a gordura tem papel fundamental na conservação da saúde e não deve ser totalmente eliminada da dieta. Ela não apenas fornece energia ao corpo, mas também ajuda na formação de hormônios e absorção de vitaminas. O ideal de acordo com os médicos elaborar um cardápio que contenha 30% de gordura. Azeite de oliva, abacate e nozes são ricos em gordura de boa qualidade.
Já a gordura ruim é bastante evidente na carne bovina, suína ou de frango. Ela também tem presença garantida em alimentos embutidos (bacon, salame, linguiça), ultraprocessados (nuggets, hambúrgueres, salgadinho de pacote), além de sorvetes cremosos e bolachas recheadas. Ao analisar os itens que formam a dieta é possível supor como está seu nível de colesterol. O exame apenas comprovará algo provável.
Não se assuste se o índice estiver mais alto do que imaginava. Além desse critério, há outros que o médico avalia para dizer como está sua saúde. Mesmo assim, o primeiro passo deve ser no sentido de eliminar hábitos ruins, principalmente em relação à forma de se alimentar. Você tem muito a ganhar se iniciar uma rotina de exercícios.
Se até hoje as pessoas evitavam ao máximo mudar a dieta e começar a se alimentar melhor, devido aos novos valores de colesterol essa realidade pode mudar. Entre nas nossas redes sociais e diga o que você faz para manter o colesterol em níveis saudáveis.