Microbiomaintestinal: entendendo a importância das bactérias intestinais na saúde.

A análise do microbioma intestinal permite a identificação das bactérias que compõem o sistema intestinal por meio da análise genômica das células bacterianas presentes nas fezes. Assim, o teste identifica a composição das células bacterianas e possíveis estados de disbiose intestinal e quadro clínico, no qual há o desbalanço das relações da microbiota.

Quais as aplicações do exame?


O desequilíbrio da microbiota intestinal é denominado disbiose. Com o estabelecimento de métodos que permitem avaliar o microbioma intestinal por completo, suas variações têm sido investigadas em inúmeras doenças e condições. Já existem evidências do importante papel da disbiose intestinal em doenças metabólicas, como diabetes e obesidade, além de um impacto importante sobre o sistema imune, na progressão de tumores e no funcionamento cerebral. As informações provenientes dos resultados da análise do microbioma têm permitido melhorias nos tratamentos com antibióticos e quimioterápicos, além de embasar intervenções com prebióticos e probióticos.


Como o teste pode ajudar?



 

Principais indicações


O teste foi desenvolvido para auxiliar em processos investigativos relacionados ao diagnóstico clínico, bem como na avaliação e no tratamento de pacientes em condições como:



 

 

ic1

Metodologia

Sequenciamento genético RNA 16S.
ic2

Amostra

Fezes.
ic3

Resultado

Laudo personalizado com representações gráficas e descritivas de todas as bactérias encontradas.