Você já deve ter notado que os médicos sempre pedem o hemograma completo durante as consultas .
Não é à toa que esse exame está na primeira colocação entre os mais solicitados do Brasil.
Ele revela várias informações importantes que ajudam a definir o diagnóstico da doença.
Veja quais são os principais problemas de saúde que o hemograma pode revelar e depois agende seu exame.
Hemograma completo é o exame de laboratório que mostra como está a saúde e o sistema imunológico com base na análise do sangue. Os médicos interpretam os resultados desse exame não apenas para definir diagnósticos, mas também monitorar a condição clínica do paciente no decorrer do tratamento. Veja agora quais são as principais condições de saúde que o hemograma indica.
O médico detecta essa condição de saúde por meio da contagem, do aspecto e da morfologia de glóbulos vermelhos que aparecem no hemograma. A dosagem da hemoglobina, proteína responsável por garantir o tom vermelho do sangue, também tem valor importante nessa avaliação. Como há vários tipos de anemia, o médico geralmente pede exames complementares com o objetivo de chegar ao diagnóstico mais preciso possível.
A presença da infecção ocorre quando o sistema imunológico não consegue combater fungos, vírus, bactérias e outros agentes infecciosos que entraram no corpo. O hemograma denuncia que o organismo está lutando contra uma infecção ao registrar reduzida quantidade de glóbulos brancos, pois isso revela baixa imunidade. Números elevados de leucócitos mostram que há infecção.
Essa reação surge como consequência de uma infecção ou de um ferimento. Ela visa eliminar o intruso e acelerar a recuperação do tecido afetado, mas quando é excessiva ou não cessa ao longo do tempo pode comprometer os órgãos. O número elevado de plaquetas indica inflamação crônica, enquanto sua baixa quantidade reduzida aponta para o possível risco de haver sangramento.
As plaquetas são uteis para descobrir como está a coagulação do sangue. Esse processo é bastante importante nos casos de lesões ou cirurgias, pois a perda excessiva de sangue pode levar à hemorragia, e consequentemente à morte. A hemofilia é revelada a partir dos problemas de coagulação, porém, seu diagnóstico depende de exames específicos, como o coagulograma.
Além dos problemas de saúde citados anteriormente, o hemograma completo ainda pode detectar indícios de doenças crônicas, autoimunes e alguns tipos de câncer. O resultado do exame sempre vem com valores de referência para cada item, porém, é o médico quem deve analisar e explicar ao paciente o que tais informações significam.
Realizar esse exame é o primeiro passo para verificar como está sua saúde. A partir dos resultados, o médico pode pedir outros testes ou lhe dar os parabéns pela ótima condição clínica.
Esse é o exame mais solicitado pelos médicos em 2021 e de acordo com informações do site Tecmundo, a população brasileira realizou em 2021 por volta de 2 bilhões de exames complementares no total.
O hemograma completo corresponde de 8% a 10% de todos os exames de laboratórios realizados no Brasil. Esses dados são do Sistema Único de Saúde (SUS ) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O Cedlab realiza não apenas o hemograma completo, mas também vários outros exames de sangue. Não se esqueça de agendar sua coleta e tenha a certeza de que será recebido em um ambiente tecnicamente preparado, e também aconchegante para você se sentir bastante confortável nessa ocasião.